segunda-feira, 23 de março de 2015

A emoção de correr

Ontem cumpri mais uma etapa.
Fiz a minha primeira meia maratona oficial.
Correr tem tudo de fisico, de dor e de superação.
Mas a cada km percorrido e a cada prova que se aproxima, o racional e o pace que o garmin calcula começa a ser acompanhado com a emoção, com um pouco de loucura e até com alguma espiritualidade.
Estive inscrita na meia ou pensava eu que estava inscrita na meia desde o inicio do ano. Na quinta feira recebi um mail do grupo ao qual pertencia que tinham existido problemas e que já não tinhamos os dorsais garantidos. Fiquei arrasada. A prova que eu esperava fazer há tanto tempo a escapar-me por entre os dedos, por questões burocráticas...
Não dormi bem nessa noite, sonhei com a prova, com a partida, com a chegada e com o durante.
No dia seguinte uma amiga conseguiu-me um dorsal em nome de outra pessoa, mas que se lixe, o que interessava era ir!! (ponderei até ir com um dorsal falseado)
E no meio de todas estas incertezas e reviravoltas fui. Sem a minha companheira de corridas, por motivos de lesão... Fui, com um nervoso miudinho que me tirou horas de sono, mas fui.
E foi duro, durissimo.
Imenso calor e imensa gente. Não consegui usufruir da passagem na ponte como eu tanto desejava, porque estava mais focada em não ser albarroada por alguém e não tirar os olhos do caminho!
Estava a bom ritmo até ao km 13 quando as pernas começaram a ceder e o calor extenuante me deixou literalmente sem chão! Quebra de tensão, falta de açucar, desidratação... Qualquer origem pode ser válida. Fiz tudo o que consegui para evitar, bebi agua em todos os pontos, tomei o gel energético, molhei a cara, a cabeça, o pescoço... Perdi uns bons minutos neste impasse e foi doloroso recomeçar e enfrentar o que ainda faltava para terminar..
Foi uma estreia com suor, sangue (sim pés ensaguentados no fim) e lágrimas (de alegria) quando terminei! Dei por mim a falar sózinha nesta parte final, a murmurar em surdina
"aguenta-te aguenta-te...!!).
Se isto da corrida não é para todos.. seguramente que não... E tem mais de espiritualidade do que um relógio garmin pode mostrar!

p.s. este blog está a tornar-se um blog de corrida... mas não é!