É no carro que me ocorrem as ideias, os pensamentos, as parvoeiras. Falo alto no carro e canto (por vezes), tiro conclusões e faço teorias dignas de doutoramento... Aqui passo para a escrita o que o meu carro ouve...e os meus cuquedos também :)
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Dia de todas as bruxas
Hoje em dia de todos-os-santos, tentei perceber a origem deste dia e descobri na wikipedia o seguinte:
A festa do dia de Todos os Santos ( em Inglês Halloween), "quando todos os santos da Bíblia se reúnem na Assembléia, Salmo Primeiro de Davy, segundo tradição Celta, anglo-inglesa e também portuguesa, uma vez que Portugal já foi solo inglês), é celebrada em honra de todos os santos e mártires, "conhecidos ou não", segundo a Bíblia, Apocalipse 22. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. Na cultura católica a festa inicia-se no dia 31 de outubro de manhã e finda ao entardecer do dia 2 de novembro, segundo tradição.
E hoje por coincidência divina, tive um almoço de "santos" (ou diria eu de mártires??)
É sempre bom quando acontece, porque falar sem sermos julgados, dizer umas baboseiras e coisas mais sérias em ambiente neutro tem de fazer parte da vida de todos, mesmo que não sejamos nada santos.
A vida e o tempo que cá passamos deve ser o mais preenchido possível com encontros destes, sinceros, francos e honestos.
Infelizmente grande parte das horas que vivemos, temos quase sempre de colocar capas, fardas, bibes feitos de política, hipocrisia ou simplesmente feitos de disfarce.
Quando visto os bibes dos meus filhos de manhã consigo vê-los como uma simples forma de proteger o que está dentro, das nódoas e do pó do chão.. Quando me visto de manhã antes de vir para o trabalho, há dias que venho como eu sou, mas parte das vezes tenho de vir mais executiva e mais formal, não porque o seja, mas porque tem de ser...
E o que é que isto tem a ver com o dia de todos os santos??
Perguntam bem.
Nada ou quase nada!
Mas para qualquer ser humano é preciso arrancar a capa de vez em quando e saír do disfarce.
E hoje foi mais um encontro de bruxas, do que um encontro de santos :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Adoro ser uma bruxa...adoro estes almoços!!
E estávamos todas tão lindas! Deviamos ter tirado uma foto.
Susana Antunes
Enviar um comentário