sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Perseguição

Sinto-me perseguida por um fantasma que nunca julguei existir em mim...
O fantasma da idade.
Sempre achei que a idade não contava para nada e que o que interessava era o que a pessoa pensava, como a pessoa vivia, ou seja para mim a máxima "a idade está na cabeça das pessoas" era algo irrefutável, indiscutível, inquebrável!
Eis senão quando dou por mim a reparar na idade das pessoas...
E também, para piorar a questão, a sentir-me desconfortável quando olho em volta e me apercebo que sou a mais velha!
Qual velha carcaça, e ainda por cima mummy, tento situar-me nas conversas e nas atitudes e apercebo-me que não vou conseguir explicar o quão marcante foi para mim factos como o Massacre do Cemitério de Dili, ou mesmo a entrada do Euro nas nossas vidas, a Expo-98 e porque não a queda das Twin Towers!!! Sinto arrepios nos cabelos quando me apercebo que perante a minha maturidade (prefiro chamar-lhe assim) de experiência feita, as pessoas eram apenas crianças de Escola Primária ou mesmo de Ciclo Preparatório...
Esta idade é tramada por isto. Conseguimos estar perfeitamente com a malta dos 20's, mas continuamos a admirar imenso quem já está perto dos 40's...
Conseguimos encontrar conversas super entusiasmantes sobre filhos e peripécias de ser mãe e estar sempre a descobrir novas coisas sobre tamanha experiência, mas temos de ter redobrados cuidados com o entusiasmo com o qual falamos do mesmo assunto às pessoínhas que nasceram depois de 85...porque elas/eles sentem quase repulsa pelo assunto (ou será que somos nós que ficamos tão ensadecidos que não nos apercebemos como rapidamente caímos no rídiculo e no exagero de babadisse maternal?)...
A verdade é que me sinto jovem, apesar de muita gentinha nova por aí me querer fazer sentir o contrário...
Apesar do alcóol já não circular com tanta frequência no organismo e os ouvidos já estejam desabituados dos mais elevados décibeis, sinto-me muito bem nesta casa intermédia dos 30.
A idade não conta, mas o tempo passa e há quem vá recolhendo o que interessa.
É o meu caso. Tenho a alma cheia de coisas que interessam!

1 comentário:

Elsa disse...

Idade...que maravilha...adoro!