quinta-feira, 14 de maio de 2015

O caminho da estupidez

Sobre o video que corre os emails e as redes sociais,
O video que eu não vi porque me recuso a ver violência seja ela de que espécie for.
Não me faz falta ver, chegaram-me as palavras de uma amiga que me disse que nem 30 segundos conseguiu ver...
Posso falar e interpretar todo este fenómeno de várias formas.
Posso chegar aqui e dizer que estamos a falar de uma geração completamente desformatada do que é essencial. Miudos que são capazes não só da violência, mas têem qualquer coisa de perverso quando decidem publicar as imagens nas redes sociais..
Posso chegar e dizer que a culpa é dos pais, é da sociedade, é do ritmo das nossas vidas, é dos telemóveis, é da internet, é dos videojogos, é da violência que vemos gratuita e explicita em todo o lado...
De quem é a culpa disto?
Sou mãe de 2 rapazes e como qualquer mãe tenho os meus medos e angústias. Não imagino como seria a minha reacção se me vise envolvida numa situação destas, quer estivesse de um lado ou do outro.
Não consigo ter moral para dizer que a culpa deve ser atribuida a qualquer uma das entidades/pessoas/objectos que mencionei em cima. Mas como mãe gostava que houvesse uma culpa direcionada, identificada. Como mãe gostava de saber identificar rapidamente a culpa para evitar a todo o custo que algum dia isto acontecesse com um dos meus. Infelizmente não nos dão essa fórmula mágica. Educo os miúdos com amor, compreensão, ensino tudo o que devo - o respeito pelo outro, o aceitar das diferenças, aprender a valorizar o que interessa, a importância do carinho, do afecto, do emanar amor... E? Será que chega?
Quem me diz a mim que ambos são suficientemente fortes de espirito para não cederem? Que garantia tenho que um dia para se sentirem integrados não façam eles parte do grupo que oprime? Como vou saber se um deles não sofre um dia algo semelhante e por insegurança, boa educação ou por e simplesmente porque é um contra muitos, não se consegue defender.
Life sucks.
Não há formas de evitar as pedras no caminho.
Tenho imensos medos e dúvidas relacionadas com este tema em particular, principalmente porque sou mãe e logo sou frágil.
Assisti quando era miuda a colegas e amigos a serem alvo de situações humilhantes. Na secundária vi coisas estúpidas que felizmente não passaram disso e não deixaram marcas nas pessoas que conheço.
Não foi nada bonito e se soubesse que um filho meu fomentava ou fazia parte desse tipo de grupeta, as coisas iam azedar em casa. Muito mesmo.
Mas eu estudei na provincial. Não havia grupos. Éramos pouco e naturalmente davamo-nos todos bem. Toda a gente se conhecia, a rede familia escolar amigos era apertada. A estupidez na adolescência não passava disso.
Nas cidades o desafio é maior.
E sei que vou ter um desafio bem maior do que os meus pais tiveram.
Não consigo encontrar culpados nesta história.
Só espero que de alguma forma tudo isto seja julgado de forma justa e edónea. Que estes adolescents não sejam exemplo para a estupidez que é natural nestas idades... Por favor sejam estúpidos e parvos. Mas só isso.
E paizinhos dessa gente que aparece no video façam alguma coisa para direccionar os vossos filhos no alegre caminho da estupidez adolescente... porque claramente já se desviaram há muito dele.

Sem comentários: