quarta-feira, 18 de março de 2009

Os Carreirismos da Vida

Apesar do meu nome encaminhar toda a minha vida para a busca de sucesso profissional, a Carreira em si não faz parte dos meus projectos de vida primordiais. Talvez seja apenas uma fase, mas diria que não... Acho que faz parte de mim. Gosto de trabalhar (o suficiente para me sentir útil), mas não concordo com a escravização da vida para alcançar a todo o custo o sucesso profissional. Á minha volta assisto assustada a pessoas novas cegarem por causa dos percursos profissionais, deixarem de viver ou passar tempo com quem mais gostam, porque os empregos (ou os empregadores) não dão tréguas nas horas de saída... Assisto com olho crítico a pessoas novas , evoluídas, instruídas, mestradas a pautarem as suas vidas no escritório, nos seus mundos excel e afins, e deixarem lá fora tudo o resto... e quando digo tudo, quero mesmo dizer TUDO... porque o resto é nada. Admiro cada vez mais quem cumpre horário e sai com sensação de dever cumprido, ainda com algumas horas de sol pela frente (por enquanto ainda são poucas, mas o verão vem aí para resolver o problema)... horas de sol e de vida... Sim VIDA! e VIDA pode ser tudo, passear, correr, ginasticar, gargalhar, devorar, namorar, dormitar... enfim respirar!!! Será tão pecaminoso assim? Ter-se quase 30 anos e não parecer ter 40 (ou pelo menos tentar isso em espírito)... Sonhar, não com os futuros projectos que me vão dar mais performance na empresa, mas sim com um belo batido de manga, com aqueles chapéuzinhos coloridos que têem umas farripas de cores na ponta?
A malta carreirista que me perdoe, mas o meu nome não me dá bilhete de acesso directo ao vosso clube... mesmo que o valor da inscrição seja for free, eu não quero entrar, ok? E se um dia, daqui a muitos anos, me encontrarem sentada numa esplanada qualquer a beber um belo batido de manga, felicitem-me!!! Dêem-me os parabéns pela minha VIDA! por ter TEMPO! não por ter aparecido na capa da EXAME ou da Executive's Digest, mas por SABER VIVER!

carreira s. f.,

3 comentários:

Anónimo disse...

Para estes carreiristas o problema é que não tiveram nenhuma cadeira na faculdade sobre VIVER.

SU

Anónimo disse...

Olá Marta!

Ao passar por aqui e ao ler a tua última postagem, não pude deixar de reparar numa coisa sobre a qual tenho vindo a reflectir há algum tempo, a importância do saber viver! Os jovens de hoje estão de tal modo agarrados (fanatizados) pelo emprego, pelo sucesso das respectivas carreiras, que esquecem o mais importante, o que está para além do trabalho. A vida é curta, passa a correr e, de repente, abruptamente, termina! Não há sobrenatural! Portanto, é preciso haver um equilíbrio entre as áreas pessoal e profissional! Só assim se chega à velhice com calma e com doçura se aceita a morte! Quem passou a vida numa azáfama, tentando, desesperadamente e, muitas vezes, selvaticamente, chegar ao topo de uma carreira, atingindo o sucesso, tem um prémio, ou seja, a morte, após uma velhice de frustrações! Não fica nada! A morte é o fim e aquilo que não fizermos nesta vida nunca mais será feito em lado algum! Como eu tenho por hábito dizer, Marta, «de catedráticos está a Conchada (cemitério de Coimbra) cheia»! Isto é, de professores universitários que, por selvajaria académica (só não se agridem porque não podem), atingiram o topo, nenhum é lembrado depois de falecer. Tudo acabou ali! Para que serviu o sucesso?
Pelo contrário, os que souberam viver, harmonizando a vida pessoal e profissional, foram, concerteza, mais felizes e sentiram-se realizados na parte final das suas vidas! É a conclusão a que chego daquilo que tenho observado

Com amizade.

Vasco JR Silva.

Lenin aka JR disse...

Pois é... e pelo facto de ter "desistido" da minha carreira é que tenho cada vez mais tempo para fazer de tudo... inclusivé escrever.

E não poderia concordar mais contigo. Basta ver o meu exemplo. O esforço de muitos anos não serviu de nada para ajudar à suposta carreira. Como o que temos de mais certo nesta vida é um chuto no traseiro com um papelinho para as filas do centro de emprego, acho que não vale mesmo a pena pensar nessa tal de carreira. Se quiseres companhia para esse batido de manga com um chapéuzinho colorido podes contar comigo... anytime.

Beijo
JR