quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alexandre

Já falei que o mue filho António não é o tipico menino sossegado e pacholas que fica horas sentado a olhar para uma carica ou para outro brinquedo qualquer..
Desde os primeiros meses percebi isso qunado tentava saír com ele para ver umas montras e quando invariavelmente tinha de voltar para trás, porque o rapaz abria a goela, sacudia as pernas como se tivesse a ter uma cólica e fazia.me corar de vergonha dentro das lojas... Não gosta de ambientes fechados e tem pavor a estar preso... Quando vamos a caminho pelas ruas de Lisboa e os carros param ou porque o sinal não abriu, ou porque está mesmo trânsito, começa a gritar: "Mãmã os pópós estão "pesos"!!!!", como se fosse uma calamidade estarmos ali todos parados a perder tempo, quando podíamos ir para o parque correr e jogar à bola.
Definitivamente é um rapaz activo.
Na escola além de outras queixas, a principal agora ... é .. " O António não consegue estar sentado." Nem na roda, nem na mesa, só quer correr e fazer moches...
Já tnetei de tudo lá em casa e consigo que ele esteja sentado a fazer desenhos uns 5/10 minutos ...não mais! Será que é suposto conseguir que uma criança esteja sentada 20 minutos seguidos?? Talvez. Mas com o António é practicamente impossível.
Todos os dias lhe pergunto como correu a escola, para ver se ele diz alguma coisa sobre não queres estar sentado e querer correr.. Todos os dias ele diz o mesmo .. Que o Alexandre bateu no "Tonho" e que foi para a sala dos bébés de castigo... Será que são as primeiras mentirinhas do meu filho apra se escapulir a dizer a verdade sobre o seu comportamento? Será que é disto que falam os psicólogos e pediatras sobre a forte capacidade de manipulação que as criançinhas têem sobre os desgraçados dos pais??
Por enqunato não me sinto vítima de manipulação... Acabo por desviar a cara e rir sózinha pela forma espertalhona com que aquele pirralhito dá a volta aos assuntos que não quer falar...
Por enquanto é apenas isso e perceber que no universo dos 2 anos e meio já há bodes expiatórios e o do meu filho é o ALEXANDRE.

2 comentários:

EM disse...

OlÁ!
O meu também tem um Alexandre como bode expiatório. E com o meu é o mesmo: não pára quieto! Podia ter escrito o teu texto! Não gosto nada de miúdos murcões, há que pular, saltar e ser feliz! Um dia acalmam...Beijinhos

miri disse...

Querida Borboleta!
É verdade!
Também prefiro que ele seja assim...e chateia-me ouvir semore as mesmas queixas!A vida das educadoras seria muito mais fácil se os meninos estivessem todos sentados! beijinhos!