segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ser-se multinacional

Trabalhar em ambientes multinacionais pode ser um bom indicador...
Leio isto vezes sem conta em anúncios de emprego e rio por dentro.
Os ambientes multinacionais são engrançados. São tão nacionais e portuguesinhos que dá gosto!!
Trabalhar em ambiente multinacional devia pressupôr "conviver" com as várias nacionalidades (daí a expressão), com as várias culturas, mentalidades, religiões e formas de ver o mundo...
De vez em quando sinto isso, mas muitas vezes vejo-me rodeada de portugueses que de tão multinacionais que pretendem ser, esquecem o que são, de onde vêem e das coisas boas que podem representar.
Assusto-me com facilidade quando vejo esses seres multinacionais a resistirem com tenacidade às diferenças e à multiculturalidade... Fico doente quando me apercebo que de tão multinacionais que são acham que a vida perfeita seria ter um copo do starbucks na mão, um donut na outra e muito cenário das séries americanas na cabeçinha.
Gosto cada vez mais das coisas simples que a nossa nacionalidade comporta... Gosto do cheiro dos mercados, gosto da bica a escaldar de manhã, gosto da boa comida e do saber receber, gosto de ver que ainda existem resistentes que querem defender o que é nosso e preferem as lojinhas de rua aos grandes centros hiper e superes que proliferam por aí.
Vivo orgulhosamente no centro da cidade mais bonita do mundo e todos os dias descubro nela coisas deliciosamente novas e engrançadas.
Esta foi a última... Fiquei fã.
http://www.biomiosotis.com/
Ser-se multinacional... Primeiro que tudo há-que ser nacional, bairrista, conhecedor do que é nosso, para poder partir e voltar com vontade de mudar ou não o que nos rodeia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eu te percebo !!!
Sabes que a maior parte das pessoas que viaja, pouco ou nada vêm, passam tão a correr pelas coisas, que só olham para o que é acessório, o que realmente interessa, até para proveito próprio, é completamente ignorado.
O andar a pé, vasculhar livrarias, mercadinhos, estar numa esplanada, são coisas tão simples e que me dão o maior dos gozos. Seja cá, ou fora.
Bj.
Malu