sábado, 25 de abril de 2015

Da liberdade

Sem saber o que representa o oposto. Nasci depois de 74. Cresci com algumas referencias ao 25 de Abril. A familia nao é de esquerda. Na escola os manuais explicavam a data de uma outra forma, bem mais positiva do que o relato da minha avó...
Dizia ela que ficaram fechados em casa com receio dos comunistas.
Seja como for e tentando ser independente de todas estas "heranças" olho para este dia com mixed feelings... Se por um lado sei que houve uma ruptura politica com a ditadura, havendo também uma abertura do país ao mundo, a outras visões da vida, a outras expressões e opiniões... é com alguma tristeza que me apercebo que o tal 25 de Abril, o tal dia de que os manuais falam não passa de um simbolo. Por muitas comemorações que possam existir, elas estão direcionadas apenas para alguns grupos, onde se incluem os grupos sindicalistas, os militantes de esquerda e pouco mais...
Fica bem dizer que o 25 de Abril mudou muita coisa no país e que trouxe a liberdade... aliás hoje em dia ninguém ousa dizer nada que se oponha a isto...
Eu que nunca tive grandes referências ao acontecimento fui ensinada a saber apreciar uma liberdade que não resvale na liberdade do outro. Aprendi que para ter alguma coisa tenho de trabalhar alguma coisa. Aprendi que devo respeitar os mais velhos. Que jamais poderia levantar a voz a um professor. Aprendi a ser poupada, a nao gastar o que nao tenho. Aprendi que a universidade é uma licença para aprender e nunca a garantia de um job para o resto da vida.
Se seria tudo isto caso tivesse nascido e crescido na tal ditadura?
Com os pais que tenho atesto que sim...com a diferença que no tal dia 25 de Abril de 1974 eu teria saído à rua para dar as boas vindas à liberdade!

Sem comentários: