quarta-feira, 15 de abril de 2015

Viajar com miúdos - challenge

Viajar com crianças é o verdadeiro desafio.
E começa primeiro na escolha do destino que nos deixa sempre com algumas limitações, por vezes vistas por outras culturas como excesso de zelo e de preocupação. Não é novidade para ninguém que em Portugal (e julgo que em grande parte dos países do sul da Europa) os pais e mães são menos descontraídos no que ao bem-estar dos filhos diz respeito. As pessoas do norte da Europa são tipicamente mais relaxadas em levar os filhos para todo o lado, seja a Australia ou o Peru... vão atrás e acabou. Seja com mochila às costas ou para hotel de cinco estrelas. O que interessa é ir e no concerns!
Pois eu faço parte da forma chicken-tuga de ser... e qualquer viagem com cariz de Aventura já me traz noites mal dormidas e preocupações de maior.
Por isso riscámos Panamá da lista... e outros países da América Central e do Sul que tanto queremos visitar.
É deixar crescer mais um bocadinho... para ver se a mala de medicação diminui de volume.. Se para o Brasil já foi o que foi, nem imagino como seria se fôssemos para o meio da floresta tropical.
Viajar com miúdos tem tanto de desafiante como de compensador. As horas de voo e de espera nos aeroportos são facilmente ultrapassadas com o facto de perceberemos e sentirmos o quanto foi bom para eles aterrar nm outro país, sentirem outro clima, outras temperaturas, perceberem outras formas de falar o português, saborearem outras comidas e outros sabores, sentirem a tristeza de um adeus a um amigo que conheceram. A partilha de tudo isto, os sorrisos e aqule brilhozinho nos olhos valem tanto.. Daqui a uns anos poderá fazer parte de uma lembrança vaga nas suas cabeças... mas vai ser objecto de muitas conversas e recordações. Das boas.

Sem comentários: