terça-feira, 4 de março de 2008

Desconseguir e a arte de elmiminar desequílibrios


Sobre o stress há muito pouco a falar... - condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reactivas de oxigénio e a sua desintoxicação através de sistemas biológicos que as removam ou reparem os danos por elas causados. Todos os organismos vivos possuem um ambiente intracelular de natureza redutora, existindo um equilíbrio entre as formas oxidada e reduzida de moléculas como o NADH, equilíbrio esse mantido por enzimas à custa de energia metabólica. Perturbações neste equilíbrio redox podem provocar a produção de peróxidos e radicais livres que danificam todos os componentes celulares, incluindo proteínas, lípidos e o ADN.
Acho que a definição diz tudo.
A nossa condição biológica original não deveria incluír este desequílibrio e o pior de tudo é quando nos dizem que o temos e que temos de deixar de ter... A nossa condição biológica não escolheu a nossa way of life... Esta é tremendamente louca e gosta da corda bamba.
Tenho pensado muito nisto por vários motivos, principalmente porque nos últimos meses devo ter ido mais vezes ao médico do que nos últimos dez anos... E houve um (o último) que me disse que eu não podia estar e viver com tanta aceleração. ?!?
Ups... aceleração?! Eu ... sou tão calma, pensei eu... gosto de viver um dia de cada vez... Faço desporto, tento comer bem e a horas, durmo 7/8 horas por dia, não fumo, não bebo... O que é que eu terei de fazer mais...?? Questionei-me bastante... Talvez integrar num mosteiro budista e deixar-me levar pela hora do sol e apenas ficar por lá, de pernas cruzadas a meditar sobre o tom laranja do horizonte ao som dos bongos e das campaínhas... Saindo desta cena muito tibetana, percebi que o problema talvez não estivesse naquilo que se via, mas no que não é palpável. Ou seja o meu problema seria uma questão de atitude.
Por ter um ser a crescer cá dentro que vai herdar grande parte do que eu lhe transmito... Desde a música que eu oiço todos os dias, à comida que eu como, às horas que eu durmo, às gargalhadas que me apetece dar e que dou, às lágrimas que teimam em aparecer quando me emociono e que eu não impeço de caír... Por saber que ele vai ser tudo isso e mais um milhar de coisas, percebi, senti, reflecti e decidi mudar de atitude perante os desequíli brios que podem aparecer entre a produção de espécies reactivas de oxigénio e a sua desintoxicação...
Estou-me nas tintas para os desequílibrios... para os dinossauros, para os tacões da D.Carla, para os forecasts de fim do mês, para os indicadores, para o trânsito, para as contas do fim do mês, para o cotão que pode apareçer no chão, para a depressão em que vivemos... Estou-me nas tintas.
Como dizem os moçambicanos (saudades...) DESCONSEGUI e podem ter a certeza que consigo ser bem mais feliz assim.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho qualquer sombra de dúvida que és muito mais feliz assim... e ainda bem! Pena que não desconseguimos todos!... mas há que continuar a tentar. Um dia havemos de lá chegar... ou talvez não!?

;)
Bjs

Anónimo disse...

Resumidamente:

Vive um dia de cada vez...
Go with the flow...
Let it go...

Su

Ricardo Fiel disse...

É isso aí galera!
:)

Beijos do primo