quinta-feira, 26 de julho de 2012

Avós

Aos meus avós...

Avô João - gostava muito de cheirar a tua agua de colónia. Eras o verdadeiro senhor de porte elegante, sempre bem vestido e com muito bons modos. Os teus principios eram preciosos, únicos...Todos os dias me apercebo que não se fazem pessoas como tu. Fascinava-me o teu gosto pelo cinema, o facto de teres postais autografados pelas divas da grande tela. Eras poeta. Gostavas dos santos populares. Eras tão justo. Foste tu que me ensinaste a nadar nas àguas frias do mar da Nazaré. E a melhor imagem que tenho de ti é a nadar, para a frente e para  trás, durante horas por vezes.

Avó Judite - foste a avó das brincadeiras. Contigo era possível tudo. Nós brincávamos, mas tu sem mostrares, punhas-nos a trabalhar. Pequenina e rabina..Esperta. Foi uma alegria ver-te fazer um número grande no Totoloto. Nesse dia acho que houve gelados para todos. Lembro-me bem daqueles dias de Natal em que enchias a mesa com tudo o que podia haver de bom no mundo. Saímos de tua casa cheios, a rebentar.Eras tão doce judy que nunca me deixaste sair da tua casa sem levar uns rebuçados, uns bolinhos, qualquer coisa... E foste assim até ao fim.

Para a minha avó Pié e para o meu avô Abilio, só posso dar um grande beijinho apertado e fazer força para que continuem por cá com saúde porque eles merecem.
Os Avós são a nossa referência de infância, os cheiros, as coisas boas das ferias, as brincadeiras, tudo o que envolve os meus avós, envolve carinho, amor e boas recordações.
Gosto de os lembrar assim. Gosto de os respeitar assim.
Gosto de os amar assim, com as melhores recordações.

E para os meus cuquedos que agora estão com os seus avós, só tenho a dizer que guardem bem tudo o que vos estão a dar. Os cheiros, as comidas, as aventuras, os carinhos, os brinquedos escondidos na cave, os passeios na praia e no campo.. São tesouros incalculáveis e que deixam muitas saudades.

Sem comentários: