quinta-feira, 5 de julho de 2007

nua e crua...



há uma tarefa dificil de levar a cabo por aí, mas parece que tem de ser, dizem.. Nem sempre podemos levar a verdade às costas e mostrá-la ao mundo... Quando era miúda, era bem tímidazinha...e quando não queria falar, não falava. O mundo permitia-me essa benesse. Hoje em muitas situações, mesmo tímidos ou não, temos de deixar a nossa "verdade" de lado, meter a bela máscara e ser como esperam que sejamos... Digo e repito, em muitas situações tem de ser. Quantas vezes temos de fazer algo que se pensarmos bem é oposto à nossa verdade? Muitas.



A verdade fica para nós. O importante aqui é não a perdermos de vista...



só que por vezes a verdade marota sai dos carris e vem à tona... e aí pode doer a quem assiste, a quem ouve ou mesmo pode sobrar para nós. As piores discussões, as que magoam mais acontecem quando as verdades são transmitidas.. É nu e cru. Não há volta a dar. Cada um tem a sua forma de enfrentar tamanho monstro. Mesmo assim prefiro a crueza da verdade ao artíficio da mentira.



A máscara todos nós temos de ter uma, ou duas, ou mais conforme as capacidades de cada um.



Mostramos as máscaras ao mundo que nos rodeia sem qualquer receio. As nossas máscaras ou pretendem agradar, ou desagradar, podem querer marcar a diferença, ou por e simples passar despercebido. Em poucas situações mostramos quem somos verdadeiramente... pode ser considerado um acto de fraqueza e isso é sinónimo de "inapto", "incapaz", entre outros rótulos.


No mundo do trabalho, este universo carnavalesco é ainda mais evidente. Imagino com frequência as verdades por trás de muitas máscaras... Tenho aprendido umas coisas sobre mim e sobre as minhas máscaras. Numa determinada situação há pouco tempo, deixei caír uma das minhas máscaras, e a verdade crua mostrou-se com todo o seu esplendor. A estranheza com que lidaram com isso e as perguntas que vieram depois, trouxeram-me conclusões interessantes...



Viver não custa, custa é saber viver... E é neste saber viver que eu incluo os mecanismos de esconder a minha verdade crua, mas preciosa que só quem eu quero é que conhece.


i knew a girl her name was truth

she was a horrible liar

she couldn't spend one day alone

but she couldn't be satisfied

when you have everything

you have everything to lose

she made herself a bed of nails

and she's planning on putting it to use

but she had diamonds on the inside

she had diamonds on the inside diamonds

a candle throws its light into the darkness

in a nasty world so shines a good deed

make sure the fortune that you seek

is the fortune that you need

tell me why

the first to ask is the last

to give every time

what you say

and do not mean

follows you close behind

she wore diamonds on the inside diamonds

like the soldier long standing under fire

any change comes as a relief

let the giver's name remain unspoken

she is just a generous thief

she had diamonds on the inside

she wore diamonds on the inside diamonds
(Ben Harper-2003)

Sem comentários: